sábado, 23 de outubro de 2010

22 de Outubro

"O que tomamos por virtudes muitas vezes não passa de um conjunto de acções diversas e de diversos interesses que o acaso e a nossa indústria sabem ajustar; e nem sempre é por valentia e por castidade que os homens são valentes e as mulheres castas. A virtude não iria longe se a vaidade não lhe fizesse companhia. (...) Os vícios entram na composição das virtudes como os venenos na dos remédios. A prudência mistura-os, tempera-os, e serve-se deles eficazmente contra os males da vida."

in 'Reflexões'

La Rochefoucauld

2 comentários:

  1. É tão verdade isto, por isso é que é sempre preciso estar atento e ser prudente. Grande TP, sábio nas tuas citações. Um abraço em Deus

    ResponderEliminar
  2. Boa noite RCC,

    Infelizmente, Deus não me deu o dom da palavra...caso contrário não escreveria aquele post de dia 12 de Setembro (o que alguns consideram ser "escrita criativa").

    Nesse sentido, e como forma de contrariar esta lacuna, apenas me restrinjo a ler, absorver e compreender aquilo ou algo, que gostava de ter ou recordar como sendo "meu"...algo (pensamento, imagem ou reflexão) com que me identifico e, deste modo, exponho aos demais que vêm a este blogue.

    Daí que a maior parte dos meus posts sejam apenas citações/reflexões. Por não ter a habilidade de passar a mensagem pelas minhas próprias palavras, deixo essa tarefa ao autor para que a sua mensagem sai imaculada.

    Por isso o mérito é deles.

    O abraço é recíproco.

    TP

    ResponderEliminar