sábado, 11 de dezembro de 2010

9 de Dezembro


"Nunca se pratica o mal tão plena e alegremente como quando praticado por [falsas] convicções religiosas".

(frase de Pascal, retirada do filme Des hommes et des Dieux)

Ao olhar para este filme não pude deixar de pensar que o fundamentalismo está ali apenas a meio passo de mim. Basta um olhar de desdém sobre uma outra religião convencida de que a minha é que é o caminho verdadeiro da salvação; ou a recusa de ajuda a quem necessita porque me acho no direito de julgar... quantas coisas supostamente boas nas quais digo que acredito e as quais prego, a mim e aos outros, sem me questionar se a minha vida e as minhas acções falam delas. A única fé que vale a pena é a fé que ama: ama a Deus, que é o Amor, e por Ele renuncia a tudo o que escraviza, e ama o outro sem reservas, até ao fim.


Um filme mesmo bom, que dá uma outra visão sobre o Islamismo e toca no essencial... fica o convite =)

Sem comentários:

Enviar um comentário