quinta-feira, 28 de outubro de 2010

28 de Outubro


Acaba agora o mês de Outubro, o mês dedicado às missões. Quando se fala em missão, em que é que penso? Provavelmente em África, nas missões para os países do terceiro mundo, nos locais longínquos onde há guerra e fome...

"Missão vem de 'míttere', que quer dizer 'enviar' e naturalmente, ao passivo, 'ser enviado'. Quem envia é Deus, que ao início pôs na existência tudo aquilo que maravilhosamente criou do nada para o fazer partícipe do seu ser, do seu Amor. Foi comunhão absolutamente gratuita e cheia de amor e de alegria, como a expansão de alegria e do sorriso que não se pode conter de Deus Pai. " (Frei Paolo Fappani)

Eu sou partícipe do amor de Deus, eu sou enviado... ou seja, eu já sou, desde que fui criado, missionário, feito para uma missão, para um serviço, para dar aos outros aquilo que me foi dado a mim gratuitamente com alegria e com amor - a alegria e o amor que vêm de Deus, meu Pai.

"Ele veio entre os seus mas os seus não o reconheceram; mas àqueles que o acolheram, deu-lhes a capacidade de se tornarem como Jesus, Sua Palavra nunca retirada, ainda que não entendida." (Jo 1)

"A missão hoje deve então regressar a esta maravilha terna e forte de anunciar, comunicar com as palavras e com a vida o mistério simples e profundo do amor de Deus, concretizado nesta vida humana tão árida e perturbada. Evangelizar não quer dizer conquistar, mas alegrar com boas notícias: não é imposição mas dom de quem ama e dá o que tem: a simplicidade, a misericórdia, a esperança, e aponta um caminho para a paz e a felicidade. Paz e justiça são um desafio: é possível construí-los por quem tem um coração cheio de fé e a fé é a raiz do amor.

Mas tudo isto pode parecer um sonho; e o que é mais forte e real do que o sonho? Só Deus, Aquele que Sonha! (...) Sonhar é como estar sentado sobre a última folha mais alta duma árvore com toda a descontração... imagina e experimenta...

Missão então, concretamente, o que é? É anunciar liberdade, que nasce de dentro e se manifesta por fora. É cuidar dos mais pobres [pobres em dinheiro, pobres em amor e carinho, pobres em meios para cuidar de si próprios...] com respeito. É construir o mundo justo e de paz, esquecendo-nos de nós, não porque nos obrigamos a esquecermo-nos de nós, mas porque somos nós... o evangelho torna-nos árvores que dão fruto sem esforço e dão com espontaneidade, sem se dar conta quase, os frutos que produzem pela força da vida. E tudo isto é Jesus!

Mais: Missão engloba também as missões - todas as obras que por necessidade e para serem eficazes são organizadas e cuidam do bem e da esperança de cada homem e cada mulher em cada parte do mundo.

Missão é deixar entrar o Senhor no meu coração e não fechar a porta, para que possa sair e eu saia com Ele também, e junto podermos abraçar o Mundo." (Frei Paolo Fappani)

2 comentários: