quinta-feira, 30 de setembro de 2010

30 de Setembro

Humaniza ou não humaniza?

Perdemo-nos às vezes em considerações sobre o que é, para nós e para os outros, o certo e o errado, esquecendo-nos que a pergunta que realmente nos faz andar para a frente é outra: humaniza ou não humaniza? Esta é a verdadeira e última questão. Isto que quero escolher torna-me mais eu próprio, mais Pessoa humana aberta aos outros e ao que me rodeia, mais Homem (Mulher) capaz de um Amor à maneira de Jesus Cristo, o homem mais Homem que conheço?

Claro que antes desta pergunta está o conceito de 'Pessoa Humana' que eu tenho para mim - o que é que me torna Pessoa Humana/o que é ser mais Pessoa? - e em última análise, quem eu sou agora e quem eu quero ser. Mas só no discernimento progressivo de tudo isto é que posso de verdade perceber que a realidade não é a preto e branco, e que a minha vida - e a dos outros - só pode ser julgada (valorada/pesada) a partir do Amor e de um olhar que perscruta fundo e que abraça e compreende e procura perceber qual é o melhor caminho para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário