sábado, 24 de abril de 2010

EDIÇÃO ESPECIAL: Encontro com o D. Carlos de Azevedo

Olá a todos!
Hoje venho fazer uma edição especial sobre o encontro de sexta-feira, 16 de Abril, do D. Carlos de Azevedo com alguns blogers. Este incidia sobre a vinda do Papa Bento XVI a Portugal.

Apesar dos meus cinco minutos de atraso, tive oportunidade de assistir à integridade da reunião, à excepção do discurso inicial do presidente da reunião, que é sempre importante.

Depois de um breve discurso do D. Carlos, com muitas passagens da Bíblia sobre S. Paulo e S. Pedro, foi-nos apresentado um documentário excelente sobre o Papa, o qual eu já procurei no YouTube mas não consigo encontrar. Dava-nos a conhecer um bocadinho da sua vida e da sua personalidade, pouco conhecida.

O momento que se seguiu foi um debate aberto entre nós, os blogers, sobre a vinda do Santo Padre e que medidas haviam de ser tomadas para que este acontecimento não passasse ao lado.

Foi muitas vezes referido o activismo nas redes sociais com um símbolo, uma frase ou um ícone. Surgiram várias ideias interessantes: falou-se numa espécie de slogan como o "Eu vou" do Rock in Rio ou fazer um making-off da organização e da presença do Papa no nosso país para que todos tivessem a oportunidade de viver estes dias como se realmente estivessem lá.

Foram também muito debatidos assuntos como a pedofilia, a homossexualidade e o facto da Igreja ser uma maioria ou não. Muitos dos blogers sentem que vivemos numa guerra constante e que há pouca defesa da nossa parte (Igreja). Na minha opinião, desviaram-se muito as atenções para assuntos que nada têm haver com a experiência dos dias 11, 12, 13 e 14 de Maio e como foi dito na reunião, "O Papa não vai resolver os problemas da sociedade portuguesa, vai apelar à verdade e alegria na fé.", não me recordo de quem o disse.

No fim do encontro o D. Carlos de Azevedo esclareceu os temas que vão ser tratados nas homilias e discursos do Santo Padre durante a sua estadia. Estes serão os 100 anos da República no aeroporto, a santidade no Terreiro do Paço, Deus e fé em Fátima e a envagelização, a Igreja e a missão no Porto. O D. Carlos de Azevedo disse que estes eram apenas uma sugestão pois também se tinha falado na verdade, beleza e caridade, entre muitos outros. O lema da vinda do Papa a Portugal vai ser "Caminhar na esperança, sabedoria e missão".

No geral, gostei muito do encontro apesar do "desvio lateral pelo lado peão", como o meu Avô diria.

2 comentários: