quinta-feira, 1 de abril de 2010

1 de Abril

Sempre fui cristão em primeiro lugar, e depois católico. Sou de Jesus, e depois da Igreja. Mas não são coisas separadas. Eu sou católico como consequência de ser cristão. Jesus Cristo é Deus, e a Igreja é feita de mulheres e homens que compõem o Corpo místico de Cristo. Quando digo que primeiro sou cristão e depois católico, trata-se apenas uma questão de ordem lógica das coisas, nada mais.
Nas últimas semanas, muitos ataques foram desferidos contra a Igreja Católica, grande parte deles de forma muito injusta. Mas se no meio de tanta confusão alguém já não souber o que pensar da Igreja (que é o que estes profissionais do escândalo querem), pelo menos não duvide que Deus está sempre connosco, e principalmente com cada uma das vítimas.
A Igreja é santa, o que não quer dizer que não erre como tal (é feita de homens), nem que uma ínfima minoria dos seus membros não cometa actos em tudo contrários à santidade. Mas a Igreja é santa, ou seja, conduz-nos a Deus. E Deus ama-nos como ninguém, está sempre do nosso lado, mesmo quando não estamos do lado d'Ele.
Que estes dias de mentiras sejam oportunidade de pensarmos por onde anda realmente a Verdade.

2 comentários:

  1. Somos todos feitos desta massa de potencial para o Bem e para o Mal. E a Igreja, corpo de Cristo, feita de homens, tem as marcas da fragilidade humana. Criticar pode ser construtivo, sobretudo quando se aponta um caminho melhor. Tenho é pena de ver que algumas vezes as críticas e a forma como são feitas sejam tão pouco veículo de Bem como o objecto que criticam. Faz falta humildade e pureza no olhar: para que os que criticam o façam como serviço e os que são criticados recebam as críticas como caminho de conversão.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado RCC. Muito bem.

    AVC

    ResponderEliminar