domingo, 31 de janeiro de 2010
31 de Janeiro
30 de Janeiro
"Sermão da Sexagésima"
Padre António Vieira
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
28 de Janeiro
Quando li este pequeno texto escrito por um Frade franciscano que dá catequese comigo numa das aldeias em redor de Coimbra pensei para mim: "tanto tempo a tentar descobrir como mostrar esta 'imagem' fantástica que eu vejo do caminho de felicidade que Jesus tem para cada um de nós aos miúdos a quem dou catequese e afinal é tão simples... basta que Deus me fale e me mova e então serei sinal de Deus para os outros sem ter de me esforçar para que assim seja. O 'marketing religioso' afinal é fácil."
Reli hoje o post que aqui tinha deixado a semana passada e achei que estava pretensioso. Apesar de ter sido isso que ficou escrito, não era isso que estava em mim quando escrevi. O que estava em mim era o desejo de passar esta mensagem de Amor que me move e me toca, e que vejo comum a tantos que me rodeiam, desejo esse em conflito com a dificuldade confessada, minha e de tantos cristãos, de conseguir perceber como passar a mensagem. O texto deste Frade tocou-me e serenou-me, porque me disse "descansa: põe Deus no teu coração e depois age e fala, e o resto virá". E na esperança de que serenasse mais alguém quis escrever sobre isto e pô-lo aqui.
Se acho que é preciso marketing religioso? Sim, acho. Na minha turma há metade de católicos, mas todos eles se encolhem quando alguém critica quem vai à missa. Por outro lado, já ouvi de gente católica coisas como 'quem não acredita em Deus só interessa se passar a acreditar'. Nenhum dos extremos me agrada. Acredito que é preciso marketing, não do marketing que é usado no Continente, interessado em vender a qualquer custo, mas daquele marketing que quer vender o produto porque acredita que o produto é mesmo bom e pode trazer muito bem. E o Cristianismo é mesmo muito bom. "Um dia fui à procura de Jesus e isso mudou-me... vem tu também."
RCC
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
27 de Janeiro

Connosco é igual, cada um é cada um, singular e individual mas só todos juntos unidos por Deus é que conseguimos realizar os nossos objectivos.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
26 de Janeiro
Temos muita dignidade! Somos chamados a sermos outros Cristo, à Santidade! Tenhamos valores, cresçamos em hábitos bons, em virtudes. Tenhamos o sentido de emulação, de fazer as coisas ainda melhor.
Sejamos puros de coração. Que bom ver alguém que deseja o melhor à sua alma gémea e ao seu próximo.
Estamos chamados a ser felizes! Que admiravel a vida daqueles que a deram em favor dos outros. Creio que o egoismo é sinónimo de infelicidade. E que tristeza quando deparamos com o egoismo e a soberba.
Podemos dar muitos sinais + à nossa volta. Basta que confiemos Nele, que Ele faz maravilhas em nós, enchendo-nos da Sua graça.
Senhor, ajuda-nos a sermos como Tu.
PBP
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
domingo, 24 de janeiro de 2010
24 de Janeiro

sábado, 23 de janeiro de 2010
23 de Janeiro
C. S. Lewis
"Cristianismo Puro e simples"
TP
22 de Janeiro
São Josémaria Escrivá
PBP
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
21 de Janeiro
... Mas quando o arrependimento falta e há uma mentira que eu leio noutra atitude que não a minha, onde colocar o amor que eu queria nutrir por um outro que não se aproxima da maneira como eu imaginei?
Se em mim encontro maneira de amar na des-ilusão, então quase sem pretender encontrei o verdadeiro perdão.
Escrevi-lhe.
É impossível que não me responda
aquilo que eu me disse a mim mesma
em seu nome.
Os homens devem-nos
o que imaginamos que nos vão dar.
Pagar-lhes esta dívida.
Aceitar que sejam diferentes
das criaturas da nossa imaginação
é imitar a renúncia de Deus.
Também eu sou diferente
daquilo que imagino ser.
Saber isto
é perdoar.
Simone Weil
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
20 de Janeiro
O pecado pode vir da carne, das nossas tendencias, do mundo, se nos deixarmos influenciar e do demónio.
Se quisermos fazer as coisas do nosso jeito, sem contar com a presença de Deus, fracos e pequenos como somos, sairemos sempre derrotados.
Se por outro lado, pedirmos auxílio ao Senhor dos senhores, Deus nos ampará e já não seremos finitos, pois o Senhor, que é Infinito, faz maravilhas!
Basta que nos abandonemos Nele, como um filho se abandona e confia no Pai.
PBP
19 de Janeiro
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
18 de Janeiro
Este mês é um pouco crítico para muitos de nós, que no meio de tantos exames quase não temos tempo para dormir, parar parar, para pensar. Às vezes no meio das correrias na faculdade, e do estudo de última hora, acontece cruzarmo-nos por acaso com aqueles amigos que, quando aparecem, têm o dom de nos animar de imediato. Pelo menos isso acontece-me às vezes. Se há pessoas que nos conseguem fazer isso a nós, então nós também devemos conseguir fazê-lo a todos os nossos colegas. Não é assim tão complicado... às vezes só é preciso sorrir abertamente, olhando para o outro enquanto nos lembramos de Jesus.
As universidades hoje são um meio muito heterogéneo, e ainda bem. É bom conhecer muitas pessoas diferentes, e aprender com elas. No entanto, se é bom aprender com elas, também é mesmo muito bom quando encontramos outros estudantes católicos como nós. Há tanta missão para fazer nas faculdades..! Se nos unirmos, é mais eficaz, e mesmo reconfortante! De certeza que há estudantes assim em todas as faculdades (na tua também!).
Descobri que os havia na minha. A vontade de agir e começar projectos era de todos, e a união em Cristo é espontânea, e muito boa! Todos remamos para o mesmo lado, sejamos das EJNS, do CUPAV, de Schoenstatt, ou de onde for!
João Paulo II falava da força que os jovens têm, e como a Igreja precisa tanto deles.
Um pedido a todos os universitários que passem por este post: Mexam-se, e juntem-se, que vale a pena!
Há quem não acredite em universitários católicos, mas que os há... há!
MRB
domingo, 17 de janeiro de 2010
sábado, 16 de janeiro de 2010
16 de Janeiro

Papa Bento XVI
Carta Encíclica Spe Salvi
Roma (Nov2007)
TP
15 de Janeiro
-
14 de Janeiro
Deus está connosco!
PBP
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
13 de Janeiro
Depois do comentário deste Padre amigo tenho percebido que sinto, muito mais vezes do que me tinha apercebido, esta necessidade de parar de analisar e dissecar todas as coisas, sentar-me em silêncio e simplesmente estar. Contemplar, apreciar. Então hoje quero, à semelhança do que tem sido, de quando em quando, o meu exercício dos últimos tempos, partilhar aqui uma oração e uma música... para parar e saborear, com Deus.
Abandona por um momento as tuas ocupações,
alheia-te um pouco dos teus pensamentos tumultuosos.
Deixa agora os afazeres pesados,
põe de lado as tarefas laboriosas.
Dedica-te a Deus por um instante e repousa n'Ele.
Entra no aposento do teu espírito,
varre dele todas as coisas, excepto Deus
e tudo quanto possa ajudar-te a procurá-Lo,
e, fechada a porta, procura-O.
Diz agora, ó meu coração
todo inteiro, diz agora a Deus:
"Eu procuro o teu rosto,
O teu rosto, ó Senhor, eu procuro."
Sto. Anselmo dÁosta
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
12 de Janeiro
11 de Janeiro
"Cria em mim, ó Deus um coração puro.
Renova em mim um Espírito Santo. (bis)
E não me retires da Tua presença.
E não afastes de mim o Espírito Santo.
Devolve-me o gozo da Tua Salvação.
Cria em mim um Espírito recto."
PBP
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
10 de Janeiro
- Sim, filha, mas que estás aqui a fazer?
- Bom, já que costumo andar com a cabeça nas nuvens, e a ti foram confiadas as chaves do Céu, e graficamente falando, uma coisa (nuvens) fica perto da outra (Céu), resolvi aparecer para uma visita!
- Ah bom, que bom! Então e que contas?
- Conto que cá em baixo as coisas andam confusas...
- Eu percebo-te. No meu tempo também era assim. Havia guerras, fomes, doenças, leis e costumes estranhos do Império Romano....
- Pergunto-me se é possível falar de Jesus num mundo assim..?
- Ó Rosário, então não é? Se no meu, e em todos os tempos foi possível... perguntas-te se é possível falar de água no deserto? As pessoas no deserto estão desejosas que lhes mostrem água!
Se vivemos num mundo sem Amor, é mesmo isso que os seres humanos procuram...
- ...
- Além de tudo, o Senhor não dorme. Vocês, cristãos do início do século XXI têm um Pedro que é muito à frente, chamado Bento!
MRB
9 de Janeiro
sábado, 9 de janeiro de 2010
8 de Janeiro
Santo Agostinho
“Confissões”
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
7 de Janeiro
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
6 de Janeiro
5 de Janeiro

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
4 de Janeiro

Enquanto constatava estas coisas óbvias, reparei que as pessoas têm o seu quê de velas (não só as que gostam de passear com pares de namorados, mas todos nós!). E o Espírito Santo tem também "o seu quê" de fogo. Assim talvez os Sacramentos sejam os fósforos, que acendem em nós o Espírito Santo. Antes do fósforo, estamos muitas vezes às escuras, com o coração frio e duro. Quando arriscamos deixar este Fogo actuar em nós, tudo pode mudar! A indiferença perde o sentido, o nosso coração perde a dureza e ganha calor e transparência. Se vemos ao nosso lado uma "vela apagada", não perdemos nada em partilhar e tentar pegar o calor que nos move. É que em vez de ficarmos com menos, ficamos com mais luz ao pé de nós!
Espero que este blog seja para todos nós uma "piromania espiritual"! (isto existe?)
MRB
3 de Janeiro
.jpg)
sábado, 2 de janeiro de 2010
Parar para arrancar
1 de Janeiro
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Parar Para Pensar
Quando leio frases como " Só Deus basta!" ou "Eu não corro para o primeiro, mas para o último lugar." de Santa Teresinha, fico a pensar. Creio que a felicidade está muito acessível a cada um de nós. Sem dúvida que ter um palácio de ouro ou comer seja o que for todos os dias, é algo atraente. Mas pergunto como seria se assim fosse!? Pergunto ainda como olharia para trás para esses eventuais tempos em que teria tudo, e se calhar, na verdade, não tinha nada. Já vi, por experiência, que a felicidade está mais presente naquilo que estabelecemos com os outros do que propriamente nas coisas materiais. Creio que a felicidade existe quando amamos o próximo. Essa é uma lição com que por vezes me deparo. E este Deus nosso, desceu à Terra, ... por causa de nós. Veio para nos salvar do pecado, para nos fazer Filhos de Deus, veio por amor. E de facto, sabe bem ter um amigo, mas ter alguém que nos ama, que apesar de muitas vezes O esquecermos nas nossas vidas, e Ele ainda ter o "desejo de nos encher e encher-nos cada vez mais", é...brutal! Com este blog, certamente que me lembrarei mais deste "Deus escondido", que não se impoe na minha vida, que me deu a vida e que me deseja mais do que alguém me pode desejar. Espero que este blog seja útil para cada um de nós. PBP
Caro Leitor,
O motivo que me levou a aceitar este desafio tem um nome: Amizade. A amizade pelo fundador-mor e pelo “Pi”. A minha relação com Deus pode ser descrita numa frase: “Temos Amigos em Comum”. A frase em si, para além da sua vulgaridade intrínseca, pretende demonstrar o afastamento, em termos de fé, e a crença, nos amigos em comum, que ainda existe na minha relação para com Ele. Como tal, o objectivo a que me proponho consistirá, fundamentalmente, numa reaproximação a Deus a fim de recuperar alguma Fé, no sentido futuro de alterar a frase acima, para: “Somos Amigos”. TP
Olá leitor/a! Eu não sei quem és, então desculpa-me o atrevimento, e estar-te a tratar por tu. Talvez se nos cruzassemos aí numa rua nunca chegássemos a conversar, talvez a minha timidez nunca me deixasse meter conversa. Já que estamos num blog, vou aproveitar para me apresentar: Eu chamo-me (i.e, as pessoas é que me chamam, eu sei sempre onde estou) Rosário, já quase completei 22 anos e sou estudante. Assim sendo, gosto de aprender, e gosto sobretudo quando aquilo que aprendo tem o brilho típico das coisas de Deus. São essas as coisas que vou procurar neste espaço virtual. Sou católica, e para mim isso quer dizer que a vida é uma peregrinação (e o Céu é a meta!). Ainda há muito para andar, e estas andanças são mais fáceis quando vamos bem acompanhados. Eu estou bem acompanhada neste blog, pelos autores e pelos leitores! Estou para aqui a escrever, e assim espero ficar durante 2010, porque descobri um Tesouro. Não O descobri totalmente, não O percebo totalmente, mas esses brilhos que vou vendo, quero partilhá-los com vocês! Por isso, até muito breve! MRB
Pêpêpê – Parar Para Pensar. Parar? Mas está tudo doido? Não temos tempo para parar: a vida corre desvairada, muito que fazer, tanto que pensar... é, mas acho que pensar não se faz a correr. Pensar é coisa para levar com calma alentejana. “Cabecinha pensadoura...”, quem não se lembra dos três reformados dos Malucos do Riso? É bom deixar uma brecha de tempo aberta nos nossos dias, pequena, ao fim do dia, que dê para descansar, relaxar. Este é o sítio ideal para si, para ti, para mim, nós. Um blog que fala de Deus. Somos 7 amigos muito diferentes, e começamos hoje um caminho juntos, consigo, tigo. O destino é o Céu, e o comboio parte agora, embora se possa entrar e ser bem-vinda/o em qualquer dos apeadeiros onde passamos. Acha que lhe estamos a dar música? Pois aqui a música não é do iPod, nem da Rádio, nem da TV, não. Isso temos a potes ao longo do dia. A música que escolhemos foi o silêncio. What?! Mas que cru! Shhh..., por favor espere, pare. Dê-nos uma hipótese e verá como vai ser bom. No fim de contas, se se sentir bem ou positivamente desafiada/o com este blog, o mérito é partilhado por nós, mas por causa de Deus. É de Deus que o “Parar Para Pensar” se trata, e isso é o que importa. Ver como Deus nos ama infinitamente e vale a pena conhecê-Lo e amá-Lo. Amar a Deus no próximo, em nós próprios, no que fazemos, como o fazemos. Bom 2010! AVC
É uma honra e um desafio poder fazer parte de um projecto como este, e é com entusiasmo que me proponho a fazer parte dele com todos vocês. RCC