sábado, 11 de setembro de 2010

12 de Setembro

Caros colegas e ilustres leitores,

Esta talvez vá ser a reflexão do dia mais estranha que todos (ou melhor, alguns de vocês) já tiveram a oportunidade de ler neste blogue mas eu, no final do dia de ontem, fui “roubado”.

Ontem, entre as 20h15 e as 22h15, fui pela 3ª vez roubado na minha vida. Todavia, e não obstante as outras vezes, esta foi, de longe, a pior. Nas outras não tive oportunidade nem para me defender nem para me proteger. “Tavam” encapuçados os “trafulhas”…lá me “fanaram” o telemóvel. Mas nesta, foi tudo “às claras”.

Eu vi quem, como e onde foi o roubo, mas, infelizmente, não pude fazer nada para o evitar. Contudo, num “gamanço” destes, pior que o sentimento do próprio roubo em si é o sentimento de frustração de saber que as coisas aconteceram (foram televisionadas até!) e, pelo menos eu, não pude fazer nada para o evitar. E para ajudar “à festa” no final ainda recebo “sms” de alguns “amigos” a gozar com a situação (“vão de mal a pior, eheheh”, “este ano não te safas” ou “muita bem feito”).

Ontem (e não me canso de escrevê-lo) fui pilhado, fui assaltado, fui humilhado durante duas longas e intermináveis horas, durante a hora de jantar. Porém, e para consolo geral (espero), não me “gamaram” nada de material nem, tão pouco, fui agredido fisicamente.

O furto foi “espiritual”. Roubaram-me a esperança.

Roubaram-me a esperança de acreditar na verdade mas, acima de tudo, roubaram-me a “crença” de voltar a acreditar no “homem”.

No dia 15 de Outubro de 2006, ao ler um texto de reflexão escrito nesse mesmo dia, no blog “Pensar Cristo”, resolvi dar uma oportunidade ao “homem” (ver “link” abaixo, comentário “Anónimo”, s.f.f.). Na altura, demorei cerca de 1 ano e 8 meses para perdoá-lo. Agora e atendendo ao acontecimento de ontem…não sei quando ganharei forças para voltar a desculpá-lo.

[https://www.blogger.com/comment.g?blogID=20448316&postID=116103584404273079]

Bem sei, e concordo na íntegra que, como o meu amigo AVC escreveu ontem, “o perdão inesperado é uma das mais sublimes manifestações de amor”. Também sei que, como escreveu PBP anteontem, devemos “dar a outra face, de afogar o mal com o bem”.

Mas sinceramente aquilo que me apetece dizer (entre outras coisas) a esse “homem”, o ladrão que tanto mal me fez a mim e a muito boa gente, foi escrito por AVC (09/10/2010);

- LAVA OS OLHOS MAS É!

Por isso Olegário, se estiveres a ler isto meu “ganda gatuno”, espero que saibas que nem com o teu apelido (“Benquerença”) te safas! Não te perdoo! Aquilo que fizeste ontem, em Guimarães foi um escândalo, um roubo de “todo o tamanho”. Roubaste, mais uma vez, 6 milhões de pessoas em Portugal e mais 8 milhões espalhadas pelo mundo…que vergonha!

Nem te dignes a voltar a arbitrar na “Luz” meu “ganda larápio”!

E pergunta, com legitimidade, o leitor; “Este gajo está a brincar comigo?!”, “Isto é alguma piada?!”, “O que é que nós, escritores e leitores deste blogue, temos a ver com isto?!”, “Que moral se pode retirar disto?!”

A resposta às 3 primeiras questões é simples. Nada. Absolutamente nada.

Sobre a última fica ao vosso critério. Da minha parte só me resta pedir desculpas pelo tempo que perderam a ler este comentário. O Santo Papa João Paulo II disse um dia que a estupidez também é um presente de Deus, mas não se pode abusar”. Da minha parte só espero não ter abusado.

TP

6 comentários:

  1. TP, só tenho a dizer que és grandioso!
    Um abraço,

    AVC

    ResponderEliminar
  2. Ou diria mesmo mais, éjumgénio!

    AVC

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Epah ainda bem que gostaste! Tinha preparado um texto de recurso para o caso de tu (ou outro/a colaborador/a do blog) não aprovares aquilo que escrevi.

    Qt ao "post" vi-lo à noite logo após o jogo. Nem dormi.

    Aql abc

    TP

    ResponderEliminar
  4. vi-lo? "Ganda calinada" -> é "fi-lo"

    TP

    ResponderEliminar
  5. Caro TP

    Tá demais! Assim que comecei a ler, pouco depois já tava a rir.

    Tentei escrever-te ontem mas a coisa deu erro. Ainda bem porque a Missa de ontem foi sobre o "filho pródigo".

    Na homília, o padre para além de sublinhar a atitude do filho pródigo, sublinhou a atitude do Pai e do irmão.

    O Pai teve grande misericórdia para com o filho. Miserere=miséria; cordus?=coração.

    Perante a miséria do pecado, o Pai amou de coração o filho.

    Já o irmão mais velho, não percebia como o Pai o perdoava. Imaginando a cena, era bem capaz de estar na posição do irmão...

    Mas se Deus demorasse tanto tempo a nos perdoar, como nós demoramos entre vizinhos e parentes, então tavamos tramados.

    O padre no final disse que poderiamos ter 2 posições perante a miséria alheia, perante as ofensas contra nós.

    Ou estavamos na posição do Pai. Ou estavamos na posição do irmão, que já se tinha esquecido que era irmão.

    Mas não nos enganemos, dizia ele. Jesus disse:
    "Não julgueis, e não sereis julgados.
    Não condeneis, e não sereis condenados.
    Perdoai, e sereis perdoados."

    Não nego que fico chateado por o Benfica ser prejudicado. Mas Jesus deu-nos o exemplo, uma das vezes com São Pedro.

    Dizia o padre:"São Pedro, perante o olhar de Jesus, não viu a acusação, não viu a condenação, viu apenas a Verdade."


    Gd abraço
    PBP

    ResponderEliminar
  6. Grande PBP,

    Fico satisfeito que também tu tenhas gostado daquilo que escrevi.

    Qt a comentar aquilo que escreveste, apenas algumas notas;
    1. Eu vou perdoar o "homem"...só não sei é quando!

    2. Eu não o julguei, nem o condenei. Apenas, ainda, não o perdoar. Julgar significa supor, pensar (julgar pela aparência, p.ex.) ou decidir (julgar um processo, p.ex.). Condenar significa, entre outras coisas, castigar, obrigar, rejeitar, destinar (condenado ao fracasso, p.ex.).

    Aquilo que eu fiz foi acusá-lo de "roubo". E vou mais longe. A única diferência entre o Madoff e o Olegário, é que o primeiro "gamou" muito (dinheiro) a poucos (pessoas, instituições) ao passo que o segundo, "fanou" pouco (3 pontos) a muitos (milhões de benfiquistas)!

    3. Qt ao S. Pedro e a Verdade, eu só espero que daqui para a frente as coisas melhorem. Afinal, Deus escrevo certo por linhas tortas e, acrescento, de preferência sem o Acordo Ortográfico!

    4. Finalmente, não esquecer que a "estupidez humana é um presente de Deus, que não pode nem deve ser abusado"...espero não ter ultrapassado a fronteira!

    Aql Abraço

    TP

    ResponderEliminar