quinta-feira, 10 de junho de 2010

10 de Junho

“Não te deixes levar pelo frenesim”

Os grandes homens, com dez vezes menos tempo, fazem dez vezes mais trabalho do que nós. Porquê? Sabem organizar-se; protegem, defendem ou são capazes de reconquistar a sua calma e, sobretudo, entregam-se totalmente a cada tarefa.

Não escrevas: «não tenho para ti nem um minuto; envio-te somente uma palavra...; desejaria...; etc.» Escreve imediatamente essa palavra, muito simplesmente; ganharás tempo e protegerás a tua calma.

Não digas a quem te procura: «Não te digo para te sentares porque tenho muita pressa..., etc.» e acabas por gastar um quarto de hora sem nada fazer. Manda-o entrar e sentar-se e atende-o calmamente durante uns dez minutos, dando-lhe a impressão de que lhe reservas um dia inteiro.

Pedem-te um encontro? Não comeces por protestar: «é impossível, estou comprometido..., etc.», acabando por marcar uma data. Diz com um sorriso: «Com todo o gosto» e oferece a primeira data livre, mesmo que esteja ainda longe.

Quantas vezes te dizem: «Não tive coragem de falar contigo noutro dia..., pois estava tão apressado»? É grave, porque muitos outros se aproximaram de ti, foram-se embora e nunca o disseram. Mas, naquele dia, precisavam mesmo de ti.

Ninguém confia no homem atarefado porque não tem tempo para receber ninguém; está super ocupado!

Se quiseres viver como irmão, mantém sempre a tua porta aberta e um ou dois quartos para acolher quem passa.

Tens muito tempo à tua disposição, mas passas o tempo a perder tempo.

Nunca ganharás tempo a fazer muitas coisas de cada vez. À mesa, quando enches os copos, enche-os uns a seguir aos outros. A vida, é preciso enchê-la minuto a minuto, de contrário alguns momentos ficarão a transbordar e outros praticamente vazios.

Repete muitas vezes: agora, só tenho esta pessoa a receber, só tenho que escrever esta carta. Agora, só tenho que fazer uma coisa, a que estou a fazer. Desta maneira, agirás muito mais depressa, muito melhor, com muito menos fadiga.

Dormir e distender-se não é perder tempo, é ganhá-lo. O apetite varia de uns para os outros, Precisas de te conhecer e de te atribuir exactamente o que é necessário para preservar o teu equilíbrio e a tua calma. Não comas de menos, serias subalimentado. Não comas de mais, serias glutão. Estás sobrecarregado de trabalho? Oferece o teu sono ou o teu descanso ao Senhor e fica em paz, não percas tempo.

O tempo é um belo presente que Deus nos deu. E vai pedir-nos contas exactas dele. Mas fica tranquilo, pois Deus não é um mau pai; não dá um trabalho sem dar os meios para o realizar. Há sempre tempo para fazer o que Deus nos manda fazer.

Quando não tens tempo para realizar tudo, pára uns momentos e faz oração. Depois faz um esquema de como empregar o tempo sob o olhar de Deus. O que lealmente não puderes realizar, deixa-o, mesmo que os homens insistam e não compreendam, porque Deus não to dá para fazer. Assim, nunca tens trabalho demasiado para fazer.

Quando descobrires o que Deus deseja ver-te fazer, deixa tudo e entrega-te por inteiro a esse trabalho, pois Deus está à espera, nesse momento, precisamente aí, e em nenhum outro lugar.

Michel Quoist, Construir, Lisboa, São Paulo, 1995, 93-95

Sem comentários:

Enviar um comentário