quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de Maio


Leitores, olá!
O post de hoje é um pequeno desabafo, seguido de uma partilha pessoal dos últimos dias.
O desabafo é o seguinte: geralmente não gosto muito de escrever em datas assinaláveis e especiais (como o 13 de Maio, o Natal, a Páscoa, etc.) porque me costumam parecer datas um bocado grandes demais, e depois fico sem saber o que dizer. No entanto hoje decidi por um post no 13 de Maio, porque a experiência dos últimos dias merece ser partilhada.
Foi assim:

Dia 11 saí a correr de uma aula porque o Papa estava prestes a passar muito perto da minha faculdade. Falei com alguns amigos que também o queriam ir ver e lá fomos nós todos contentes e ansiosos para aquela confusão animada. Ao fundo, do outro lado da rotunda de Entrecampos, vimos um cartaz gigante a dizer "we love Bento XVI", e descobrimos pertencer a um amigo nosso. Enquanto esperávamos eu e dois amigos divertiamo-nos a inventar músicas para o Papa. Era um espírito de união e felicidade que se vivia, mesmo com as pessoas que não conheciamos. Por fim, surgiram os carros da polícia, os helicópteros, levantaram-se os estandartes, e apareceu o Papa-Móvel. Dentro desse carro, Bento XVI olhava-nos todos com carinho e paz enquanto acenava.

Fui depois para o Marquês de Pombal, aí encontrei pelo caminho mais amigos, os de sempre e outros que já não via há um bom tempo, todos unidos pelo mesmo. Fomos 11 mil jovens a descer felizes do Marquês de Pombal até ao Terreiro do Paço. Lá estivémos com o Papa novamente! Infelizmente fiquei um pouco longe durante a Missa. mas no fim consegui ver Bento XVI tão de perto que até deu para ver o azul dos olhos!

Dia 12 peregrinei até Fátima desde Mira d'Aire acompanhada de um milhar e meio de pessoas da minha idade, todos com o mesmo objectivo: Ir ter com o representante de Jesus na terra. Depois destes dias acredito ainda mais que a Igreja em Portugal não é só pessoas idosas, muito pelo contrário! O que vi foi uma Igreja jovem, unida, e cheia de força e futuro! Entrámos todos juntos em Fátima, e conseguimos aproximar-nos ainda bastante da Capelinha. À noite foi especialmente bonito ver mais de 500 milhares de pessoas erguerem as suas velas enquanto o Papa rezava o terço com todos nós.

Dois dos momentos mais bonitos foram na Missa de dia 13: Ver Bento XVI (embora muito ao longe) por baixo da estátua de Nossa Senhora, a celebrar a Missa. Esta é a imagem de Pedro, a quem Jesus confiou a Igreja, com a protecção e união de Maria, a quem Jesus nos deu por Mãe. Esta é a imagem dessa realidade mais bonita e presente que vi e vivi.

No fim da Missa, após falar em muitas outras linguas, ouvimos o Papa referir-se "finalmente, a todas as pessoas de língua portuguesa", seguido de uma explosão de alegria em que cada português fez tanto barulho quanto pôde.

Por tudo isto, e por tanto mais que podia dizer desta visita, Obrigada Papa Bento XVI, pela visita e pelo amor a Portugal!

3 comentários: