sábado, 2 de janeiro de 2010

Parar para arrancar

Ontem, dia 1, foi o primeiro de 365 dias que agora começam. Na Igreja Católica este dia é consagrado a uma mulher que nos é muito querida: Maria. Maria foi a mulher que concebeu no seu seio Jesus, o Filho de Deus. Reza a história bíblica que esta mulher, na altura uma rapariga, estava noiva de José. Reza ainda a história que um Anjo lhe apareceu e lhe disse que daria à luz um Filho, Jesus, o Filho de Deus. E a virgem, de nome Maria, perguntou ao Anjo como poderia ser isso, uma vez que ela 'não conhecia homem'. "Maria, confia. A Deus nada é impossível". E então veio o 'Sim'.

Maria faz-me pensar. Faz-me pensar na matéria de que são feitas as minhas decisões. Faz-me pensar na matéria de que são feitos a minha motivação e o meu empenho. Faz-me sobretudo pensar de que matéria me deixo a mim, em cada dia (hora, minuto, segundo) da minha vida, ir sendo feita. E pensar neste início de Ano em Maria fez-me entender: o caminho para tornar este novo ano feliz está menos em listas de projectos ou tácticas de eficácia em série e mais, muito mais, na minha entrega ao desejo de amar sem limites tudo aquilo em que estiver. Afinal o segredo de um Ano Feliz não tem que ver com marés de sortes ou passas comidas à meia-noite. A matéria a desejar é o Amor. E o segredo da Felicidade é um 'Sim' concreto e possível, dito com confiança a cada passo que dou.

"Se fazes a paz, fá-la por amor. Se te lamentas, lamenta-te por amor. Se corriges, corrige por amor. Se perdoas, perdoa por amor... procura que o amor crie raízes na tua alma. Dessa raiz, só pode nascer o bem." (Santo Agostinho, Comentário ao Evangelho de S. João 7, 8)

Desejo a cada um de vocês um Ano Novo de Amor e entrega sem limites... um Novo Ano verdadeiramente Feliz :)

RCC

1 comentário:

  1. Grande arranque, Rute! Muito bom.
    E Santo Agostinho vem sempre em boa altura!
    Beijinhos,

    AVC

    ResponderEliminar