segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

4 de Janeiro

Um dia pus-me a olhar para um conjunto de velas (daquelas mais pequenas e simples, em forma de bolacha). Estavam quase todas acesas, e o fogo fazia com que ficassem menos frias e duras, para ficarem quentes e transparentes. Vi que uma delas, que era suposto estar acesa, tinha-se apagado. Como não tinha fogo, estava fria e escura.
Enquanto constatava estas coisas óbvias, reparei que as pessoas têm o seu quê de velas (não só as que gostam de passear com pares de namorados, mas todos nós!). E o Espírito Santo tem também "o seu quê" de fogo. Assim talvez os Sacramentos sejam os fósforos, que acendem em nós o Espírito Santo. Antes do fósforo, estamos muitas vezes às escuras, com o coração frio e duro. Quando arriscamos deixar este Fogo actuar em nós, tudo pode mudar! A indiferença perde o sentido, o nosso coração perde a dureza e ganha calor e transparência. Se vemos ao nosso lado uma "vela apagada", não perdemos nada em partilhar e tentar pegar o calor que nos move. É que em vez de ficarmos com menos, ficamos com mais luz ao pé de nós!
Espero que este blog seja para todos nós uma "piromania espiritual"! (isto existe?)

MRB

2 comentários:

  1. Bom dia!

    Um bom ano, cheio das graças e Bençãos de Deus. É para mim uma grande alegria poder reencontrar-vos na Vossa casa. O Cristalizarte deixou saudades e vivi um ano de "deserto", quase todos os dias passava por lá em busca de noticias. Quando não as encontrava, relia algum post.

    Com o Parar Para Pensar vamos Em busca do Caminho, caminhando tendo por meta Jesus Cristo, que se Manifestou no Presépio em Belém, numa noite em que parece que o tempo parou, tal foi o acontecimento.

    Rosário, um grande bjinho, restante equipa um abraço em Cristo.

    ResponderEliminar
  2. Ola Bruno, muito bem-vindo ao PPP (Parar Para Pensar). Óptimo ano!
    Eu também tive saudades do CristalizArte, mas deu também para ver que a blogosfera católica não anda nada deserta!
    Ficamos à espera das tuas visitas por cá, bem como de ajuda nesta caminhada que, como bem disseste, tem Jesus como meta!
    Um beijinho em Cristo!

    ResponderEliminar