quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

28 de Janeiro

"Não quero pensar o que a Palavra de Deus deve dizer aos outros mas quero simplesmente ouvir e sentir as palavras boas que Deus tem para mim. Talvez depois tenha algo para dizer e dar aos outros. Poderei exortá-los para escutarem o coração também eles, porque é belo, é suave, ajuda a sonhar, a viver. "

Quando li este pequeno texto escrito por um Frade franciscano que dá catequese comigo numa das aldeias em redor de Coimbra pensei para mim: "tanto tempo a tentar descobrir como mostrar esta 'imagem' fantástica que eu vejo do caminho de felicidade que Jesus tem para cada um de nós aos miúdos a quem dou catequese e afinal é tão simples... basta que Deus me fale e me mova e então serei sinal de Deus para os outros sem ter de me esforçar para que assim seja. O 'marketing religioso' afinal é fácil."

Reli hoje o post que aqui tinha deixado a semana passada e achei que estava pretensioso. Apesar de ter sido isso que ficou escrito, não era isso que estava em mim quando escrevi. O que estava em mim era o desejo de passar esta mensagem de Amor que me move e me toca, e que vejo comum a tantos que me rodeiam, desejo esse em conflito com a dificuldade confessada, minha e de tantos cristãos, de conseguir perceber como passar a mensagem. O texto deste Frade tocou-me e serenou-me, porque me disse "descansa: põe Deus no teu coração e depois age e fala, e o resto virá". E na esperança de que serenasse mais alguém quis escrever sobre isto e pô-lo aqui.

Se acho que é preciso marketing religioso? Sim, acho. Na minha turma há metade de católicos, mas todos eles se encolhem quando alguém critica quem vai à missa. Por outro lado, já ouvi de gente católica coisas como 'quem não acredita em Deus só interessa se passar a acreditar'. Nenhum dos extremos me agrada. Acredito que é preciso marketing, não do marketing que é usado no Continente, interessado em vender a qualquer custo, mas daquele marketing que quer vender o produto porque acredita que o produto é mesmo bom e pode trazer muito bem. E o Cristianismo é mesmo muito bom. "Um dia fui à procura de Jesus e isso mudou-me... vem tu também."

RCC

3 comentários:

  1. Por estranho que pareça acho que todos (crentes) temos essa dificuldade em expressarmo-nos em relação a Deus porque é uma relação inexplicável, não se põe por palavras, não são suficientes.

    ResponderEliminar
  2. Está muito bom, RCC. A comunicação pelo testemunho, sem fugir à verdade, e transmiti-la bela e atractiva, como ela é! Um beijinho

    E beijinhos à MDC, que também tenho gostado muito de ler!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo post RCC. Vou tentar te lo em conta=)

    Beijinhos

    ResponderEliminar